Dúvidas Frequentes

Para solicitar um Certificado Digital ao Sinescontábil/MG, você deve seguir os seguintes passos:

  • Acessar a página de Aquisição
  • Agendar uma validação presencial
  • Comparecer ao Sinescontábil/MG com a documentação necessária

Um mesmo CPF ou CNPJ pode ter quantos certificados digitais o responsável quiser, com exceção da hierarquia da Receita Federal do Brasil. Um mesmo CPF só pode ter um certificado e-CPF válido, o mesmo acontece com o e-CNPJ.

Se quiser consultar se você já possui algum certificado da cadeia RFB ou quiser tirar mais dúvidas, entre em contato pelo nosso formulário.

  • Atenção:

O contador que representa a empresa não pode ser o responsável pelo certificado digital desta. Para a emissão do e-CNPJ, o responsável pela guarda do certificado deverá ser a pessoa física que possui o CPF vinculado ao CNPJ junto à Receita Federal.

A Receita Federal disponibilizou o serviço de procuração eletrônica que possibilita ao contribuinte que possui o e-CNPJ, autorizar sua representação por terceiros, mediante emissão prévia de procuração em favor destes (que podem ser prepostos; outros sócios; ou mesmo, os contadores ou escritórios de contabilidade que os representem), e que poderão dessa forma atuar em nome de seus clientes, em todos os serviços disponíveis com uso de certificação digital.