D I M E N S Õ E S   D A    P R O F I S S Ã O    C O N T Á B I L 

 

 

Carlos Alberto Serra Negra

 

 

Ao comemoramos neste 25 de abril o Dia Nacional do Contabilista. Destacamos três abordagens dimensionais: a Dimensão Científica da Contabilidade, Profissional e Mercado de Trabalho.

 

A Contabilidade é a ciência que estuda, controla, analisa e informa sobre os fatos e riquezas patrimoniais. Sabemos também que qualquer definição de uma ciência aplicada encerra, em si mesma, uma simplicidade perturbadora. Toda ciência para definir-se como tal, deve ter objeto próprio e uma metodologia específica. Em se tratando de Contabilidade o “objeto” é o Patrimônio e nossa “metodologia” são as aplicações das técnicas e dos princípios contábeis que empregamos para avaliar as variações patrimoniais.

 

 

Ainda é bastante míope a visão  da profissão contábil em nosso país, em parte porque as próprias universidades não tratam este assunto com mais pormenores, em parte pelos próprios profissionais que não aprofundam seus conhecimentos na legislação relativa à nossa profissão.

 

Nosso campo de trabalho abrange todas as formas  de entidades, quer pessoa física, quer pessoa jurídica, que possuam movimentação patrimonial. 

 

É muito importante que o profissional da contabilidade se mantenha atualizado  e promova o valorização da nossa profissão. Cresce a cada dia, por causa do desemprego, a intromissão de leigos ou de profissionais de outras áreas em serviços que somente nós devíamos prestar.

 

A valorização de nossa profissão depende de nossa atuação frente aos órgãos de classe, públicos e das empresas que, direta ou indiretamente, prestamos nossa colaboração. Em pesquisa realizada recentemente aponta-se a pouca representatividade dos contadores no Congresso Nacional não chegando a 2% (dois por cento) dos parlamentares, a abertura de concursos para auditores e fiscais  com qualquer formação profissional e até mesmo o oferecimento de Cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” de Contabilidade  aberto a diplomados em quaisquer cursos superiores.

 

Mercado de trabalho - Uma das maiores preocupações de nossos dias tem sido em conhecer ou ser sensibilizado quanto ao mercado de trabalho, afinal de contas a nossa sobrevivência dependerá dele. Os professores por melhor que sejam, as escolas e os recursos didáticos utilizados no ensino da Contabilidade não conseguem reproduzir, em sala de aula, as realidades do mercado de trabalho. Esta só acontecerá quando estivermos efetivamente exercendo nossa profissão. Devemos ter a preocupação de uma análise conjuntural nos dias atuais e, ao mesmo tempo, realizar prospecções do futuro.

 

Atualmente somos considerados uma das maiores profissões regulamentadas de nosso país segundo senso realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC. Nossos profissionais se destacam principalmente em quatro grandes frentes de trabalho: Os profissionais contábeis de área pública, contadores empresariais, escritórios de contabilidade e profissionais em serviços de auditoria.

 

Em se tratando de prospecção do futuro podemos apontar  duas  grandes megatendências a nível de qualquer profissão :

 

A primeira é que a nível mundial o trabalho aumenta e o emprego diminui. Estatísticas de praticamente todos os países apontam como maior desafio, inclusive político, da próxima década é a de empregar milhões de cidadãos desempregados. Paradoxalmente a demanda de trabalho, mais especificamente serviços, aumenta a cada dia quer pela implementação de novas tecnologias, quer pelas facilidades que a vida moderna tem que oferecer às pessoas.

 

Dessa forma, dezenas de profissões em todo o mundo estão extinguindo-se, enquanto outras emergem com força total. Dentro dessa perspectiva a contabilidade, primeiro porque é a única ciência que pode auxiliar na continuidade e crescimento das organizações e segundo por que é obrigatório para todas as empresas, não está afeta a esta tendência futura. Nosso campo de trabalho, em nível de emprego, tem crescido muito. Basta verificarmos os anúncios dos classificados de empregos dos principais jornais do país.

 

 

Outro aspecto dessa tendência é a força emergente das chamadas profissões liberais, ou seja: aquelas que não necessitam somente de emprego, cujo profissional pode trabalhar por conta própria. Também neste aspecto o contador é bastante beneficiadas pelas multiplas possibilidades de, individualmente ou em grupos, prestarem serviços de forma autônoma.

 

A segunda megatendência de mercado de trabalho nos apontam para o declínio das grandes corporações e o aumento de pequenas e médias empresas. Modelos de fabricação nacional, como o utilizado pela Itália, cuja concentração da produção estão nas mãos de pequenas e médias empresas estão sendo incorporadas pelos países desenvolvidos e subdesenvolvidos como forma de alavancar o progresso e a sobrevivência econômica destas nações. Sob a égide do Empreendedorismo  diversas organizações institucionais e governamentais estão difundindo a idéia das pessoas abrirem seus próprios negócios. Fica claro, portanto, que também aqui nossa profissão será bastante beneficiada, uma vez que quanto mais empresas abrirem suas portas, maior será nosso mercado de trabalho.

 

A simples posse do diploma não confere o direito a qualquer estudante universitário recém formado a exercer a profissão contábil. É necessário que além do registro profissional no órgão de classe, no caso o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais - CRC/MG, estejamos realmente aptos e capazes de assumirmos a responsabilidade dos serviços a nós confiados.

 

Temos que ter uma formação com maior embasamento teórico , condição para que o profissional e o estudante tenha acesso `a modernidade. Conhecer o instrumental básico teórico de sua profissão é garantir que o exercício profissional não esteja sujeito a obsolescência do seu conhecimento.

 

Temos que efetivamente estar em condições de dominar as ferramentas básicas de nossa profissão e, ao longo do tempo, através de um processo de educação continuada, estar sempre adaptado às inovações dos novos tempos.

 

 

Contador e Administrador.

Pós-Graduado em Contabilidade pela PUC-MG

Professor do ICMG

Membro do IBRACON – Instituto Brasileiro de Contabilidade

Membro da AIC – Associação Interamericana de Contabilidade

 

 

 

 

TRABALHO PUBLICADO – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

 

SERRA NEGRA, Carlos Alberto. Dimensões da Profissão Contábil. Jornal Classivale. Ipatinga, 25/04/98.