Para Investir

  • Investir em imóveis para alugar pode ser boa opção
  • Como encontrar o valor de mercado de seu imóvel?
  • Imóveis populares ou luxuosos: o que faz seu dinheiro render mais?
  • Como vender seu imóvel com o mercado imobiliário desaquecido
  • Financiar imóvel para viver de renda exige cautela
  • Valorize seu imóvel antes de vendê-lo
  • Previdência ou imóvel: qual a melhor opção para sua aposentadoria?
  • Imóveis: saiba como minimizar a liquidez mais baixa deste investimento
  • Investimentos: fundos imobiliários são opção segura para investidores
  • Imóvel: antes de investir reflita sobre vantagens e riscos
  • Imóveis: na hora de comprar, pense na venda!
  • Depreciação: entenda como ela afeta seus investimentos em imóveis
  • Como encontrar o valor de mercado de seu imóvel?

    Apego emocional e intransigência podem atrapalhar a venda de um imóvel; especialistas devem ser consultados para estabelecer preços

    Com o mercado imobiliário desaquecido, não é preciso apenas de talento para vender um imóvel. De acordo com o engenheiro Ailton Braga, "os proprietários que não souberem avaliar seus imóveis terão grandes dificuldades para vender".

    O engenheiro explica que é necessário ser realista e colocar o preço no patamar do que o mercado está pedindo. Avaliar um imóvel exige algum esforço, de forma que a melhor recomendação é buscar orientação de especialistas antes de colocar sua casa ou apartamento à venda.

    Imobiliária ainda é a solução

    A empresária Maria Lúcia Villela demorou 10 meses para vender uma casa em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. "Como eu não estava precisando de dinheiro, achei que poderia pedir um valor mais alto, nem que demorasse um pouquinho para vender. Meu corretor já tinha dito que o preço estava alto, mas não tinha pressa".

    Apareceram algumas propostas nos primeiros meses, todas oferecendo entre 70% e 80% do valor pedido por Maria Lúcia. "Tinha esperança que o mercado pudesse se recuperar, mas não aconteceu".

    Consultar uma imobiliária na hora de vender um imóvel continua sendo o melhor caminho para fechar negócio com maior rapidez. As grandes empresas fornecem uma equipe de profissionais que irá avaliar o imóvel, estabelecendo o seu preço segundo a realidade do mercado.

    Pesquise você também

    Mesmo assim é recomendável que consultar outras imobiliárias, pois assim você tem uma visão mais consistente do preço potencial do imóvel. Mais ainda, do ponto de vista de quem está vendendo vale à pena envolver mais de um corretor, deixar o seu imóvel em exclusividade, pode não ser a melhor opção se sua intenção é vender rapidamente.

    Algumas imobiliárias se especializam em certos tipos de imóveis, ou regiões da cidade, tente se informar sobre aquelas mais ativas no tipo de segmento do seu imóvel.

    Ninguém tem mais interesse de vender o imóvel do que você, portanto, cabe também uma pesquisa individual. Aproveite os jornais de final de semana para tentar ter uma idéia de como está o mercado para o tipo de apartamento que você está vendendo. Não se esqueça de utilizar a web como fonte de informação. Alguns sites especializados oferecem ferramentas de Busca que permitem que o usuário selecione imóveis com um determinado perfil. Essas ferramentas são bastante úteis para você ter uma idéia, por exemplo, se existe excesso de apartamentos semelhantes ao seu a venda, e qual preço estão sendo ofertados.

    Com essas informações monte, você mesmo, uma matriz comparando os vários imóveis selecionados, isso lhe permite ter uma idéia mais clara da situação do mercado.

    Apego emocional atrapalha

    Qualquer envolvimento emocional com um imóvel pode ser desastroso sob a ótica financeira. Se você realmente quiser vender um bem será necessária uma dose de frieza e desapego. Algumas regiões nem sempre se valorizam ao longo do tempo, e em alguns casos podem até perder valor. Achar que um imóvel vale mais do que as pessoas estão dispostas a pagar por ele é um grave erro.

    Quando Túlio Nasser e seus irmãos resolveram vender o apartamento em que seu pai morava, houve muita briga. Seus irmãos não aceitavam o valor apontado pelas imobiliárias e recusaram todas as propostas recebidas.

    Passado um ano, eles finalmente decidiram baixar o preço e o apartamento foi vendido. "É doloroso se desfazer de um imóvel que pertenceu aos pais. Mas ninguém queria aquele apartamento. A gente queria mesmo era o dinheiro". Portanto, antes de vender reflita sobre as razões de sua decisão, e não se deixe levar pelo emocional.

    Faça as contas! Demorar um ano para vender um imóvel por 10% a mais, pode não valer a pena, se você não tem como arcar com o condomínio e o IPTU. Você acaba atrasando os pagamentos, incorrendo em encargos, que poderia evitar se aceitasse vender a propriedade por um pouco menos.

    Info

    SINESCONTABIL/MG - Rua dos Tamóios, nº 666 - 11º andar - Salas 1103/1105/1106 - Centro - Cep:30120-050 - Belo Horizonte/MG - Tel: (031)32455630 - 32455631 Website