Para Investir

  • Investir em imóveis para alugar pode ser boa opção
  • Como encontrar o valor de mercado de seu imóvel?
  • Imóveis populares ou luxuosos: o que faz seu dinheiro render mais?
  • Como vender seu imóvel com o mercado imobiliário desaquecido
  • Financiar imóvel para viver de renda exige cautela
  • Valorize seu imóvel antes de vendê-lo
  • Previdência ou imóvel: qual a melhor opção para sua aposentadoria?
  • Imóveis: saiba como minimizar a liquidez mais baixa deste investimento
  • Investimentos: fundos imobiliários são opção segura para investidores
  • Imóvel: antes de investir reflita sobre vantagens e riscos
  • Imóveis: na hora de comprar, pense na venda!
  • Depreciação: entenda como ela afeta seus investimentos em imóveis
  • Investimentos: fundos imobiliários são opção segura para investidores

    Com retorno mensal de 1,2%, os fundos são uma boa opção para quem gosta de imóveis, mas está cansado dos inquilinos

    Quem prefere investir em imóveis em função do retorno seguro que a opção representa, mas está cansado dos impostos anuais, da inadimplência dos inquilinos e das reformas, os fundos imobiliários podem ser a alternativa.

    "Quando o investidor aplica em um desses fundos, está comprando uma parcela de determinado empreendimento imobiliário", explica Sérgio Belleza Filho, consultor de investimentos e especialista em fundos imobiliários.

    Belleza afirma que o investidor precisará lidar com acionistas, assembléias, divulgação e distribuição dos resultados, como o cotidiano de uma grande empresa. Boa parte dos investidores nesses fundos são profissionais liberais, que já possuem uma carteira de investimentos madura, mas que precisam procuram opções de investimento mais conservadoras através de um fundo.

    Isenção de imposto em alguns casos

    As aplicações nos fundos imobiliários rendem, em média, 1,2% ao mês, entre os cotistas, sendo que esse retorno é composto pela distribuição dos lucros do aluguel e de outras fontes de renda do imóvel.

    "Não é como um fundo de renda fixa, em que se pode resgatar o dinheiro aplicado a qualquer hora", diz Beleza Filho. "Nesse caso, o capital investido retorna com a venda dos ativos e a distribuição proporcional do patrimônio aos cotistas", continua Belleza. Outra vantagem da opção é dada pelo governo, que não desconta o Imposto de Renda (IR) do investidor que possui até 10% dos ativos de um fundo. "Pode-se comprar uma cota a partir de R$ 100 ou R$ 200", orienta Belleza Filho.

    Mais liquidez do que investimento direto

    Além disso, o investidor, que não precisou comprar o imóvel, tem a possibilidade de vender parcialmente as quotas. "No caso de um apartamento, é preciso vendê-lo inteiramente para se resgatar o montante investido, além dos gastos com as taxas que uma transação imobiliária requer", diz o consultor. "O fundo imobiliário une as vantagens do mercado financeiro à segurança de investimentos em imóveis".

    Além disso, existe a vantagem de diversificação. Afinal, é possível reduzir o risco total do investimento uma vez que o fundo pode aplicar os recursos em muitos empreendimentos ao mesmo tempo e, como os recursos estão aplicados em mais de um imóvel, há mais flexibilidade para vender.

    Segurança ao investidor

    De acordo com o assessor de Desenvolvimento de Negócios da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Romeu Pasquantonio, a liquidez é praticamente garantida porque há muitos compradores para este tipo de mercado, mas poucos vendedores. "E uma fila de espera muito interessada em negociar", garante.

    Outra segurança aos futuros investidores dessa modalidade de fundo, é que, em 2003, eles passaram a ser negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). "Isso tornou a aplicação muito mais segura e transparente para os cotistas, que já podem acompanhar os rendimentos e o preço real pela internet", assegura Pasquantonio.

    Mesmo assim, é recomendável analisar com cuidado as vantagens e as desvantagens desses fundos, já que todo e qualquer investimento é preciso cautela. Essas informações são do Diário do Comércio, periódico da Associação Comercial de São Paulo.

    Info

    SINESCONTABIL/MG - Rua dos Tamóios, nº 666 - 11º andar - Salas 1103/1105/1106 - Centro - Cep:30120-050 - Belo Horizonte/MG - Tel: (031)32455630 - 32455631 Website